domingo, 27 de setembro de 2009

REVOLUÇÃO CUBANA


  • Antecedentes da Revolução Cubana:
    · Até 1898 era colônia espanhola → se tornou independente com a “ajuda” dos EUA → virou um protetorado dos EUA devido a Emenda Platt (que assegurava o direito de intervenção militar na Ilha de Cuba) → Cuba virou o “Cabaré das Antilhas (ou Americano)”.
    · Cuba era um país agrário, monocultor, com latifúndios sobre o controle de empresas americanas e de pequenas parcelas de elites locais.
    · O Último governo antes da revolução foi a Ditadura de Fulgêncio Batista.


  • Início da Revolução · 1953: fundação do Movimento Nacional Revolucionário (por Fidel Castro) → Tentativa de tomar o Quartel de Moncada → os lideres foram presos pela Ditadura de Fulgêncio Batista.
    Após voltarem do exílio em 1956 os líderes revolucionários (agora com a parceria do medico argentino Ernesto “Che” Guevara) se refugiam na Serra Leo → 01-01-1959, os “barbudos” ocupam Havana e Fulgêncio Batista foge de Cuba → .


  • Ações do governo revolucionário
    · Reatou com a URSS, confiscou latifúndios improdutivos, investiu em educação e saúde, nacionalizou empresas estrangeiras.
    · Criticas ao regime: falta de eleições livres no país.


  • Reação dos EUA
    · Ataque a “Bahia dos Porcos”, expulsão de Cuba da OEA, bloqueio aeronaval, Aliança para o Progresso; financiamento de Ditaduras na América Latina
DADO IMPORTANTE: 1962 - "QUESTAO DOS MISSEIS"

Um comentário:

  1. O Embargo dos EUA contra Cuba não tem absolutamente nada a ver com as fotinhas (bonitas por sinal, mas erradas).
    O que os EUA fez? Apenas proibiu o comério entre EUA e Cuba. Nada mais.
    Pare de escrever sobre o que não sabe.

    ResponderExcluir