domingo, 27 de setembro de 2009

ARGENTINA COMTEMPORÂNEA

  • Introdução - século XIX · Recebeu muitos imigrantes · Sua economia era baseada na pecuária, trigo e algodão. Recebeu investimentos estrangeiros (ingleses): instalação de indústrias ( bens de consumo) e frigoríficos.
  • Política antes da Ditadura Militar · Os partidos de oposição as oligarquias eram: UCR (União Cívica Radical) e OS (Partido Socialista). · Eleição de Hipólito Irigoyen (da UCR e era nacionalista) → deposto por GOLPE DE ESTADO → Seguem governos conservadores ) → deposto por GOLPE DE ESTADO → entra o populista, nacionalista e autoritário Juan Perón 1946-55 (com sua carismática esposa Evita Perón) → deposto por GOLPE DE ESTADO (devido a insatisfação da Igreja, militares e a diminuição das exportações) → Governos Militares (ainda não ao as Ditaduras Militares) perseguem sem sucesso o peronismo e empregam um governo entreguista → 1973 Perón (já idoso) e eleito democraticamente presidente → Perón morre em 1974, sua esposa (e vice) Isabelita assume a presidência → deposto por GOLPE MILITAR em 1974.
  • Ditadura Militar · Repressão, censura, entreguismo e violência como todas as Ditaduras na América Latina. · Disputas militares (para desviar a atenção da população dos problemas sociais que a Ditadura não conseguia resolver): Chile (pelo Canal de Beagle) e Inglaterra (Guerra das Malvinas, 1982. Sua derrota ajudou a por fim na Ditadura). · Fim da Ditadura – 1983: ficaram os problemas sociais e econômicos (inflação, moeda fraca, desemprego, concentração de renda.causas do Fim: derrota na Guerra das Malvinas e Campanha das “Diretas Já”.
  • Redemocratização · Assume Raul Alfonsín da UCR que tenta sem sucesso acabar com a crise econômica. · Carlos Menen – 1989 (o retorno do peronismo): promoveu a dolarização da economia e enfrentou o aprofundamento da crise econômica (devido a desvalorização do Real frente ao Dólar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário