quarta-feira, 19 de agosto de 2009

UNIFICAÇÕES ITALIANA E ALEMÃ.


  • A construção da nação.
    · O termo nação e nacionalismo é recente na história européia, data do século XVIII, na época das revoluções burguesas → que questionava o Estado como patrimônio da nobreza e elaborava modelos de Estados independentes.

    · Os modelos de construção dos Estados ao longo do século XIX (na Europa e no Mundo) são copiados dos modelos franceses e norte-americanos.

    · Visto de um ângulo mais abrangente, naciona­lismo pode ser identificado como um sentimento de preferência por tudo o que é próprio da nação. A ex­pressão está ligada, portanto, à ideologia nacional, ou seja, à idéia de que existem laços culturais, históricos e lingüísticos que unem os habitantes de um determi­nado território → atualmente está ligado ao ideal de defesa e desenvolvimento econômico nacional.

  • Unificação Italiana
    · As revoluções de 1848 na Itália tiveram um cará­ter essencialmente nacionalista. Pretendia-se libertar as regiões que se encontravam sob domínio austrí­aco e, a partir daí, concretizar a unificação italiana → O fracasso desse levante revolucionário demonstrou a necessidade de ajuda externa → a base da unificação então será com o apoio externo e não com um levante popular → com a liderança do Estado de Piemonte-Sardenha.

    · Propostas di­vergentes. O Risorgimento, composto pela alta bur­guesia e pela nobreza fundiária e orientado pelo conde e grande proprietário de terras Camilo di Cavour, visa­va à unificação com a implantação de uma monarquia liberal. O movimento conhecido como Jovem Itália pretendia unificar o país e implantar um regime repu­blicano. Era apoiado pela pequena e média burguesia e liderado por Giuseppe Mazzini.
    · Com menor expres­sividade existiam os grupos religiosos que defendiam a idéia de que o melhor para a Itália seria constituir-se em uma nação presidida pelo papa.

    · A liderança do proces­so de unificação se dividiu entre os seguidores Risorgimento e os "ca­misas vermelhas" de Giuseppe Garibaldi (que já havia lutado pelos ideais republicanos no Brasil e em outras áreas da América Latina).

    · A participação da França: a favor contra Rússia e Áustria. Contra: durante a conquista de Roma e dos Estados Pontifícios (teve que desistir devido as derrotas na Guerra Franco-Prussiana).

    · Questão Romana: O conflito entre o Estado e a Igreja na Itália → que só foi resolvido em 1929 com o Tratado de Latrão → que criou o Estado do Vaticano e tornou o catolicismo religião oficial na Itália.


  • a Unificação Alemã
    · Históricos: Sacro Império Romano-Germânico → século XVII:divisão em cerca de 300 unidades (por motivos religiosos, dinásticos ou políticos) → após as Guerras Napoleônicas: 38 Estados na Confederação Germânica do Norte (sob a hegemonia Austríaca) → 1834, Uniao aduaneira ou Zollverein (supressão das barreiras alfandegárias entre os Estados Alemães) → 1870, forma-se o Estado Nacional Alemão.

    · A liderança da unificação coube a Prússia de Guilherme I, assistido por Bismarck. → aliança entre os Junkes (nobreza aristocrática que participava do estado e exercito alemães) e a alta burguesia (interessada na continuidade do processo de modernização da Alemanha).

    · Guerras de conquista: Contra a Dinamarca (teve o apoio da Áustria), Contra a Áustria (teve o apoio da Itália) e contra a França (na Batalha Franco Prussiana, onde a França perdeu os territórios da Alsácia e Lorena)

25 comentários:

  1. Eu gostaria de saber quanto ao sentimento de nação, se era inexistente ou não na unificação alemã, no século XVIII

    ResponderExcluir
  2. Claro que havia o sentimento nacionalista, mas não no século XVIII (como colocaste na pergunta) e sim XIX. Esse sentimento de nacionalismo é complexo, mas também muito importante na construção de uma nação.
    Para os processos de unificação, as Guerra Napoleônicas tiveram um papel importantíssimo. Umas vez dominados por Napoleão (ou seja domínio estrangeiro) o nacionalismo ganha força no sentido de se libertar do domínio estrangeiro.
    Para concluir, não esqueça que a Unificação Alemã foi um projeto da burguesia prussiana que queria se fortalecer unificando a região.

    ResponderExcluir
  3. comparação entre a unificação italiana e alemã (pontos convergentes e divergentes)

    ResponderExcluir
  4. Pontos em comum:
    • Liderança: norte industrializado e burguês;
    • Alianças: aristocracia e burguesias
    • Objetivo: expandir o mercado consumidor interno;
    • Meios: através da guerra (também conhecido como “via prussiana")
    • Tentaram a unificação via revoluções nacionalistas em 1848.
    Divergência principal
    Devido ao histórico e a Guerra Franco-Prussiana, na Alemanha o sentimento nacionalista pós-unificação foi mais forte (lembre-se: Surgiu a Itália, faltou fazer os italianos)

    ResponderExcluir
  5. em qual das duas a presença popular foi maior ?

    ResponderExcluir
  6. O povo é sempre usado como massa de manobra. No caso da unificação os camisbas vermelha de Garibaldi com seu ideais republicanos chegou mais perto de algo popular. è importante lembrar que em ambos os casos o povo foi tambem vitima, dai a migraçao para o Brail do café.

    ResponderExcluir
  7. Burguesia prussiana não. O grupo político que liderava a Prússia era uma aristocracia rural, que mantinha relações de cunho feudal até o ano de 1848. Este grupo era conhecido como Junkers. As principais áreas de industrialização da Alemanha à época da unificação são a Renânia e o vale do Rio Ruhr, logo nessas regiões a burguesia era mais forte.

    ResponderExcluir
  8. pq todas as batalhas entre frança,rússia e alemanhã etc,eles tem que ter o apoio da unificaçõa de outro pais que quer derubar o outro?????

    ResponderExcluir
  9. Por questões estratégicas! Por exemplo, a frança temia o fortalecimento alemao e assim um grande concorrente economico e militar ...

    ResponderExcluir
  10. Quais os pontos em comum das duas unificações:italiana e alemã?

    ResponderExcluir
  11. "Quais os pontos em comum das duas unificações:italiana e alemã?"

    Ambas foram feitas pelos Estados do Norte (burgues e industrializado), usaram o sentimento nacionalista e fizeram a unificação por meio de guerras.

    ResponderExcluir
  12. como voce pode me explicar o "inconsciente coletivo" dessas pessoas que se uniram para unificar a alemanha?

    ResponderExcluir
  13. Caro Lary, se entendi sua pergunta corretamente, vou responder: a região já fora unificada (Sacro--imperio Romano Germânico do Ocidente) então realmente havia elementos identificantes e edificantes de uma cultura (ex: historia em comum, ligula, etc0 ficou mais fácil de criar um sentimento nacionalista. No caso italiano, o sentimento nacionalista foi forjado , haja vista a inexistência ( ou poucos elemento) para se alegar uma união cultural como justificativa.

    ResponderExcluir
  14. possíveis perguntas sobre o assunto e suas respostas...

    ResponderExcluir
  15. qual a relacao dessas unificasoes com a primeira guerra mundial?

    ResponderExcluir
  16. A Alemanha e a Itália que se unificaram tardiamente, por conseguinte se lançara nas disputas e partilhas imperialista também tardiamente (causa 1: disputas imperialistas), alem disso, a Alemanha , unificadas, com o seu rápido crescimento industrial se tornara uma grande ameaça ao poderio econômico e naval ( corrida armamentista) inglês (causa 2: disputas por mercado consumidor).

    Valeu!!!

    Estou a disposição, divulgue o blog ...

    ResponderExcluir
  17. Afinal o que foi a unificação da Itália e da Alemanha no sec. XIX??

    ResponderExcluir
  18. pq o continente europeu permaneceu sem guerras durante várias décadas após a unificação da Alemanha e da Itália??

    ResponderExcluir
  19. Acredito que foi por causa do equilíbrio entre a potencias, embora deva ser lembrado que a Alemanha abandonou a politica da diplomacia e tenha buscado uma politica mais ostensiva. No momento que antecedeu a 1 guerra, estava ocorrendo a paz armada.

    ResponderExcluir
  20. Qual é a importancia do risorgimento nas duas unificaçoes e qual foi a atuação de Bismark na unificação da Alemanha?

    ResponderExcluir
  21. Identifique o que há em comum entre a ideologia da Grande Alemanha e a da Jovem Itália e o que as distingue.

    ResponderExcluir
  22. Queria saber da influencia liberal e as monarquias na Europa

    ResponderExcluir
  23. Queria saber quanto a influencia liberal e as monarquias na Europa.

    ResponderExcluir
  24. Mad, poderia ser mais especifico ou explicitar melhor sua pergunta!!!
    O liberalismo nas monarquias europeias pode começar desde a revolução Gloriosa, o despotismo esclarecido até a as monarquias constitucionais.

    ResponderExcluir
  25. Queria saber quais as diferenças entre o processo de unificação alemã e italiana

    ResponderExcluir