terça-feira, 11 de agosto de 2009

A REPÚBLICA POPULISTA – PARTE I

  • Introdução · Contexto: pós-Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria. · Populismo: política que se desenvolveu na América Latina ao longo de 1930-60. Resulta da crise das oligarquias agrárias, num momento de transição para a industrialização. Aproveitavam-se da miséria e pobreza urbanas, ao mesmo tempo que concediam direitos, controlavam os trabalhadores com medidas paternalistas e ineficientes. · Principais Partidos Políticos: Varguistas (PSD e PTB), oposição à Vargas (UDN) e PCB. · Principais debates do período: desenvolvimento industrial → entreguismo ou nacionalismo?
  • Governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-51) · Disputas eleitorais: PSD-PTB com Dutra, UDN com brigadeiro Eduardo Gomes e PCB Yedo Fiúza. E eleição de 320 Deputados Constituintes. · Conservador: Fez um governo condicionado aos interesses do Imperialismo Americano, aumentou as importações ( o que acabou com as reservas de divisas da Era Vargas), rompeu com a URSS E colocou o PCB na ilegalidade e reprimiu as manifestações dos trabalhadores. · Constituição de 1946: · Plano SALTE: CHESF, Hidroelétrica de Paulo Afonso, pavimentação da Rio - São Paulo.
  • Governo Vargas (1951-54) · Retorno do nacionalismo e do capitalismo dirigido pelo Estado → sofre oposição do capital estrangeiro, da UDN e da grande imprensa. · Nacionalismo econômico: Plano Nacional de Reaparelhamento Econômico (Plano Lafer), Banco nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), Petrobras (03/10/1954) e Eletrobrás. · Greves → anúncio de aumento de 100% no salário mínimo → que virou 40%. · Suicídio de Vargas: “Atentado d Rua Toneleiros” → os inquérito apontaram a participação de Gregório Fortunato (segurança de Vargas) → ultimato dos militares para a renuncia de Vargas → suicídio de Vargas → recuou dos golpistas → o golpe militar e adiado por mais alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário