Inconfidência mineira - 1789 
·    Local: Minas Gerais. Contexto: decadência da produção aurífera, gerando a diminuição da arrecadação metropolitana (1500 kg/ano). 
 ·    Fatores da crise: alvará de 1785 ( que proibia as manufaturas na colônia, obrigando os mineiros a importar o que necessitavam) e a ameaça da derrama (cobrança dos impostos atrasados) pelo governador Visconde de Barbacena.
·    Inspiração: Iluminismo e Independência dos EUA (CUIDADO: NÃO SE INSPIRAARAM NA REV. FRANCESA) 
 ·    Em geral os membros do movimento eram da elite, a exceção de Tiradentes.
·    Objetivos: perdão da divida, tornar minas gerai independente e uma republica, criar fabricas e metalurgias na região, uma universidade em Vila Rica. Não planejavam o fim da escravidão. 
 ·    Fim do movimento que não houve: Silvério dos Reis entrega seu cúmplices em troca do perdão da divida e de um premio pela lealdade. Dos onze condenados à morte, apenas Tiradentes foi executado, os demais tiveram o perdão real e a pena reduzida ao degredo perpétuo.
·    O mito de Tiradentes: durante o império sua imagem era de um criminoso, apenas na Republica passou a ser visto como herói nacional.
Conjuração Baiana ou dos Alfaiates. 
·    Os membros do movimento eram de caráter popular (mulatos, escravos, brancos de baixa renda) com o apoio momentâneo dos maçons na Bahia, os Cavaleiros da Luz (que abandonaram o movimento ao perceber sua radicalização) 
 ·    Objetivos: promover mudanças sociais, igualdade de raça, abolição da escravidão e dos privilégios de classe, proclamar uma republica na Bahia. 
 ·    Fatores da crise: Mudança da Capital para O Rio de Janeiro, desemprego, carestia dos alimentos.
 ·    Inspiração maior: revolução Francesa.
 Derrota do movimento: execução dos principais líderes. DETALHE: A coroa portuguesa considerou o movimento como “uma conspiração popular desorganizada, sem cultura e desprovida de religião”.
Muitoo bom eu ameii essas ponstagens e como tenhoo dificuldade em História, pra mim foi ótimo!
ResponderExcluir