terça-feira, 11 de agosto de 2009

Revolução Russa

  • A Rússia á vésperas da Revolução · Economia atrasada (baseada em 80% agricultura), Pobreza e miséria no campo, Péssima distribuição de renda (= desigualdade social) · Inicio do processo de industrialização com a ajuda de capitais estrangeiros. · Governo absolutista do Czar Nicolau II
  • Preparação política · Fundação do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) · Divisão no POSDR: Bolcheviques (Maioria, liderados por Vladimir Lênin, defendia a revolução do proletariado) e mencheviques (Minoria, defendia a aliança com a burguesia num processo democrático-burguês). è O Ensaio Geral: Domingo Sangrento · Causas: péssimas condições sociais e trabalhistas, derrota na Guerra Russo-Japonesa (1904-05) · Operários e populares solicitaram ao Czar: reforma sociais, políticas, religiosas e fiscais, a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte. → Foram metralhados pelos soldados do Czar (Domingo Sangrento) → Mais revoltas populares e surgimento dos sovietes → “Recuou do Czar”: convocação da Duma.
  • O fim do Czarismo · Fracasso na Primeira Guerra Mundial: mortes, fome, desemprego → manifestações populares → Revolução de Fevereiro de 1917. · Características: liderados pelos mencheviques, manteve a Rússia na Guerra, choque de interesses com os sovietes.
  • A Revolução Bolchevique: outubro de 1917 – “Paz, Pão e Terra” · Agravamento da crise → insurreição bolchevique (liderada por Lênin) contra o Governo Revolucionário → tomada do poder pelos bolcheviques.
  • Ditadura do ou sobre o operário? · Principais medidas: alterações nas leis referentes aos direitos civis; anu­lação dos títulos de nobreza; separação entre Igreja e Estado; simplificação da língua escrita russa; auto­governo local; liberdade de expressão, de imprensa, de greve e de associação; eleição de juízes pela popu­lação; substituição da polícia e do exército perma­nente pelo armamento geral do povo; controle das empresas pelos operários por meio de instituições eleitas; igualdade e soberania dos povos da Rússia e o direito destes povos a disporem de si próprios, até mesmo o direito à separação e constituição de um Estado independente e a saída da Rússia da Guerra (Tratado de Brest-Litovsk, em 3 de março de 1918). · Guerra civil: Exército Vermelho (revolucionário) x Exército Branco (contra-revolucionários e potências capitalistas) → comunismo de guerra 9controle da produção e do consumo → vitoria do Exército Vermelho e formação da URSS. · Nova Política econômica (NEP): adoção de algumas liberdades capitalistas (concorrência, iniciativa privada, etc.) e reforma agrária com a criação de cooperativas. Visava o crescimento econômico da Rússia.
  • Morre Lênin ou o socialismo: o stalinismo · Trotsky (revolução permanente) x Stalin (consolidação da revolução). → vitoria de Stalin → fuga e assassinato de Trotsky · Isolacionismo soviético e ditadura stalinista .

10 comentários:

  1. O sovietes eram conselhos locais formado por soldados e operarios. Tornar-se-ao mecanismo getores locai e base do socialismo "sovietico" de lenim.

    ResponderExcluir
  2. ' Muiito bom esse conteudo prof . , espero quee continue postando esses conteudos . muito bem explicado , .


    Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. A Ditadura Stalinista caracterizou-se por um processo crescente de burocratizaçao do Estado. Satlin perseguiu seus adversarios politicos. No entanto, em seu governo deu innicio ao grande crescimento belico e tecnologico da URSS, atraves dos Planos Quinquenais.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor gostaria de saber o porque da retirada da moeda circulante , e do fim do comércio, durante o comunismo de guerra. O que isso beneficiaria o estado ??

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela pergunta Alex! Você fez uma ótima pergunta e a elaborou bem.
    O Comunismo de Guerra é uma espécie de Estado de Exceção, pois não pensava nesse momento na economia, mas sim em organizar uma resistência contra a guerra civil e inimigos externos. Assim o Estado fazia a “retirada da moeda circulante, e do fim do comércio” para controlar a produção e a circulação de bens.
    Como funcionava: o Estado confiscava a produção (deixava apenas com o produtor o necessário à subsistência) e a distribui para seus exércitos principalmente.
    É fácil de se concluir que essas medidas (embora necessárias no momento) terminou por destruir a já frágil economia russa, que só será resgatada com a NEP.

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado mestre, consegui entender agora.

    abraços e parabéns pelo seu Blog. Está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  7. professor vc saber representa a ditadura stalinista no grafico

    ResponderExcluir
  8. Kasinhah, não entendi sua pergunta, pode ser mais especifica!

    ResponderExcluir