terça-feira, 11 de agosto de 2009

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-18)

  • A vida antes dos Conflitos: Imperialismos → riquezas para a Europa e transformações culturais → Belle Époque
  • Os Antecedentes da Guerra · Conflito entre franceses e alemães, em função do sentimento revanchista dos franceses querendo recuperar a Alsácia- Lorena; · Conflito entre ingleses e alemães, em vista do crescimento industrial alemão que ameaçava a hegemonia inglesa; · Conflito entre russos e austríacos, provocado pela disputa sobre a região dos Balcãs, · Doutrina russa do Pan-Eslavismo, segundo a qual os russos se sentiam no direito de proteger asdemais nações eslavas, incluindo a Sérvia que lutava contra a Áustria; · Doutrina alemã do Pan-Gwermanismo, segundo a qual os alemães incorporariam todos os povos de origem germânica. · Conflito entre russos e alemães, provocado pelo choque de imperialismos dessas nações pelo controle do Estreito de Dardanelos, que os possibilitaria a conquistar o Oriente Médio; · Conflito entre sérvios e austríacos, em disputa pela hegemonia sobre a região dos Balcãs, já que os seus governos ambicionavam a Bósnia-Herzegovina, · Política de Alianças e Paz armada. Em resumo – as causas principais foram: Disputas imperialistas (competição por mercados consumidores, a procura de fornecedores de matérias-primas e de recursos energéticos, a busca de áreas geopoliticamente estratégicas) e nacionalismo exacerbado e a causa imediata (o assassinato do príncipe austríaco Francisco Ferdinando por um grupo nacionalista sérvio).
  • A Política de alianças · Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália → com o decorrer do conflito e a saída da Itália para o lado dos aliados, passa a se chamar Potencias Centrais (Entrada da Bulgária e Império Turco-Otomano). · Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia → com o decorrer do conflito, passam a se chamar de Aliados.
  • O Conflito · Fases: avanço alemão → guerra de trincheiras → guerra de movimento. · Guerra de movimento: saída da Rússia da Guerra (Tratado de Brest-Litovsk), tentativa alemã de decidir o conflito e Entrada dos EUA na Guerra. · Fim dôo conflito: renúncia do imperador Guilherme II da Alemanha.
  • Conseqüências da Primeira Guerra · 65 milhões de mortos, cidades destruídas, crise econômica (fim da Belle Époque). · Ascensão dos EUA ao posto de maior potencia mundial, ocupando o posto da Europa. · Desmembramento dos impérios: alemão, austro-húngaro, turco e russo. · Surgimento do socialismo na Rússia. · Descrença nas ideologias liberais → formação de estados totalitários. · Imposição do Tratado de Versalhes á Alemanha (perdas territorias na Europa e antigas colônias, reduza do aparato de guerra, pesada indenização de guerra, etc) → revanchismo alemão. · Criação da Liga das Nações · Eclosão da Segunda Guerra Mundial.

2 comentários:

  1. minha nossa...pensei que fosse pra facilitar o entendimento da história..voces se apegam a datas e nomenclaturas sem faciitar o aprendiado....mudem o titulo deste portal...facilicidade aqui..ta´dificil...fala sério

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Elvis, mas o objetivo é um portal para os alunos encontrarem resumos esquemáticos principalmente voltado para o vestibular que, mesmo no caso do ENEM, ainda nao se livrou desse estigma. Mas chamo sua atençao que o meu foco sao causas e efeitos e nao datas (que sao usadas apenas na contextuslizaçao, que isso ainda importa)

    ResponderExcluir