sábado, 15 de agosto de 2009

PERSAS

  • Introdução · Localização: atual Irã (desde 2000 a.C). Povos: arianos ou iranianos. ATENÇÃO: OS ARIANOS TÊM EXTREMA RELAÇAO COM AS LINGUAS INDO-EUROPÉIAS: PERSAS, GREGAS, ITALICAS E GERMÂNICAS. · Divisão: Medos ( que dominaram a região no inicio, com Ciáxeres) e Persas (que conquistaram o poder com Ciro em 500 a.C)
  • Governo de Ciro. · Fatores da expansão: falta de terras produtiva e crescimento demográfico. · Conquistas: Lídia e Babilônia. ATENÇÃO: CONCEDIA AUTONOMIA AOS POVOS CONQUISTADOS EM TROCA DE PAGAMENTO DE TRIBUTOS, FORNECIMENTO DE HOMENS PARA O EXÉRCITO E TRABALHOS FORÇADOS.
  • Governo de Cambises : dominou o Egito na Batalha de Pelusa (ou dos gatos). Foi assassinado ao retornar do Egito.
  • Governo de Dario I · Medidas administrativas: dividiu as províncias dominadas em Satrápias governadas pelos Sátrapas (nomeado por Dario), criou os “olhos e ouvidos do Rei” (rede de espiões), criou um sistema de rede de estradas, reabertura do Canal que abria caminho ao Mar Mediterrâneo (atual Canal de Suez de 1869) e um sistema de correios, instituiu uma moeda unificada o Darico.. · Guerras Médicas: choque entre o expansionismo persa no Mediterrâneo e o expansionismo grego (ateniense).
  • Cultura · Mosaico de culturas. · Contribuições:difusão da escrita cuneiforme e arquitetura mesopotâmia , da moeda (CRIADA NA LÍDIA), e o calendário solar dos egípcios.
  • Religião · Masdeísmo ou Zoroastrismo: Acreditavam que o Deus do mal (Ahriman) foi originado de um descuido do Deus do bem (Ahuramazda), ou seja, tinha uma essência do bem. Acreditavam no juízo final (Escatologia), na vinda de um Messias (Mitra, o Sol) e de uma vida eterna, na divisão dualista do mundo e por ser uma religião revelada. INFLUENCIOU NA FORMAÇAO DO CRISTIANISMO E DO JUDAÍSMO.
  • Decadência Morte de Dario → Assume Xerxes →disputas internas → enfraquecimento do império → conquistado pelos Macedônios de Alexandre o Grande (330 a.C).

4 comentários: