quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO E O CONGRESSO DE VIENA

  • Introdução · Chegou ao poder através do golpe 18 de Brumário: sua ascensão pos fim às disputas entre esquerdistas e monarquistas. · Consolidou as conquista burguesa, mas matou os ideais revolucionários (Igualdade, liberdade e fraternidade).
  • Consulado · O poder executivo era divido entre três cônsules (sendo Napoleão o primeiro) · Medidas: Código Civil Napoleônico, organizou a administração e as finanças francesas, varias vitórias militares. · Plebiscito: (1802) consulado vitalício, (1804) transformou o consulado em império.
  • Império · Manteve as vitórias militares externas. · Bloqueio Continental: proibição da entrada de produtos ingleses na Europa à decadência militar: invasão da Rússia uso de força militar para sustentar os tronos conquistados para seu parentes à derrota definitiva: Batalha das Nações.
  • Derrota de Napoleão · Tratado de Fontainebleau: abdicava do trono da França em troca do trono da Ilha de Elba e de uma pensão anual. à retorno do dinastia dos Bourbons. · Governo dos Cem Dias 1815: “Chegarei a Paris sem disparar um só tiro” · derrota definitiva: Batalha de Waterloo (1815) à Napoleão renuncia definitivamente ao trono e se refugia na Ilha de Santa Helena.
  • Congresso de Viena · Objetivo: restaurar as dinastias destituídas por Napoleão e retraçar o mapa europeu. · Principio da Legitimidade: determina o retorno das fronteiras européias anteriores ao processo revolucionário. · Principio do Equilíbrio: as potencias vencedoras (Áustria, Rússia, Prússia e Inglaterra) teriam o direito de obter novas possessões fora da Europa e manter as que já controlavam. ORIGEM DO IMPERIALISMO.
  • Santa Aliança · Um pacto político-militar de caráter conservador (Áustria, Rússia e Prússia) para combater as revoltas liberais. · A tentativa de manter as possessões coloniais fez com que a Inglaterra não aderisse ao tratado.

Um comentário:

  1. obrigado foi de muito ajuda muito agradecido por ter pessoa que se importam em passar conhecimento da história

    ResponderExcluir