quarta-feira, 19 de agosto de 2009

IMPERIALISMO


  • No fim do Século XIX, os países industrializados da Europa iniciaram uma corrida em busca de novos mercados fora do continente, propiciando o neocolonialismo na África e na Ásia.


  • As razões que motivaram o neocolonialismo foram: 1. Mercados consumidores fora do continente europeu que pudesse absorver o excedente de produtos industrializados. 2. Mercado produtor de matérias-primas e fornecedor de mão-de-obra barata para acelerar o processo de industrialização. 3. Escoamento do excedente populacional europeu para novas áreas coloniais.


  • A justificativa para o expansionismo imperialista era: 1. Darwinismo social – Os europeus afirmavam que a lei da sociedade funciona como a lei da selva: “só os mais fortes sobrevivem”. Por isso, era disseminada a ideologia da superioridade racial do branco europeu. 2. Doutrina religiosa – Afirmava que a Igreja cristã possuía uma missão de salvar almas dos infiéis para o cristianismo. Assim, eram disseminados os valores ocidentais. 3. Missão civilizatória – Os europeus afirmavam que levariam a civilização a esses continentes, tais como: a nova ciência e a tecnologia.

    O NEOCOLONIALISMO NA ÁFRICA
· O início da partilha da África, pelos ingleses, ocorreu em 1815. A Inglaterra, nesse período, comprou as colônias do Cabo e do Nata dos holandeses. Dessa forma, iniciou uma intervenção capitalista nesse continente: os negros passaram a fornecer matéria-prima para o mercado inglês, ao mesmo tempo em que se tornavam mão-de-obra barata.

· A partir de 1830, haverá uma nova corrida rumo à África em busca de novos mercados, porém mais violenta do que a do século XVI, pois essa não respeitou a unidade lingüística, religiosa e cultural dos povos africanos.

· Potencias dominadoras: Inglaterra dominou o Egito, o Sudão, a Rodésia, a Uganda, o Quênia, o Zanzibar, a Somália e África Oriental inglesa. No Ocidente, Gâmbia, Serra Leoa, Costa do Ouro e Nigéria. Holanda estabelecem-se na litorânea Cidade do Cabo, na África do Sul, a partir de 1652. Desenvolvem, na região, uma nova cultura e formam uma comunidade conhecida como africâner ou bôer. Mais tarde, os bôeres perdem o domínio da região para o Reino Unido na Guerra dos Bôeres (Os Bôeres eram descendentes dos holandeses, que dominavam a região aurífera de Transvaall e de Orange. A Inglaterra, com a finalidade de explorar o ouro do sul da África, invadiu a região e impôs, após três anos de guerra, a sua dominação. Nos anos seguintes, verificou-se a corrida do ouro na África do Sul, quando grandes empresas mineradoras lá se instalaram.).França – Os domínios franceses iniciam-se na Argélia, depois Tunísia, África Ocidental francesa (Guiné, Senegal, Daomé, Níger, Costa do Marfim, Alto Volta e Mali). Região equatoriana (Gabão, Congo, Chade e República Centro-Africana) e; Marrocos e Madagáscar. Bélgica – Dominou o Congo em 1908. Alemanha – Dominou a África Oriental: Tanganica, Ruanda, Burundi. No Ocidente africano: Camerum, Togo e a Namíbia. Itália – Os italianos criaram possessões na Somália, Eritréia, Líbia, e Etiópia.

· A Conferência de Berlim – Em 28 de fevereiro de 1885, a Conferência de Berlim formulou “as regras do jogo” na partilha da África. Princípio básico: para reclamar um território, um país europeu tinha de ocupá-lo, o que acabou permitindo um desenfreado número de anexações que ficaram conhecidas como “corrida de obstáculos”, pois cada nação européia saía em disparada para se apoderar do maior número de territórios.
A Inglaterra apesar das decisões da Conferência de Berlim, manteve seus domínios na África.

O NEOCOLONIALISMO NA ÁSIA


· Em geral, o modo de produção dos países asiáticos era formado pela união da pequena produção agrícola, com a indústria doméstica, compondo pequenas comunidades economicamente auto-suficientes. O comércio de produtos europeus, principalmente os ingleses, destruiu rapidamente essa indústria artesanal, ficando a população local na exclusiva dependência da agricultura. Tornavam-se, assim, abastecedores de víveres e de matérias-primas da Europa.

· ÍNDIA Astutamente, os ingleses impediram o surgimento de um poder central forte e estabeleceram um regime de “protetorado” sobre a Índia – regime que, na prática, significava a intervenção na administração local. Em 1857, a Revolta dos Cipaios, primeiro movimento nacionalista indiano, colocou em perigo o domínio inglês, mas foi sufocada dois anos depois.

· CHINA

Dificuldades impostas pelo governo central – Nos séculos XVII e XVIII, os europeus encontravam dificuldade para comerciar no interior da China. Chá X ópio – Inicialmente, os britânicos compravam chá, sem conseguir vender aos chineses algum produto em igual quantidade, mas descobriram que o ópio era uma mercadoria de grande aceitação entre os chineses. → Guerra do ópio – O comércio prosseguiu, levando as autoridades chinesas a promover, em 1839, a queima de 20 mil caixas da substância na cidade de Cantão. Os britânicos reagiram, declarando guerra à China; era o início da Guerra do Ópio → Tratado de Nanquim – Em 1842, estabelecendo, entre outras cláusulas, a abertura de cinco portos chineses ao livre comércio, a imunidade e os privilégios especiais aos súditos britânicos e a transferência de Hong Kong à Grã-Bretanha.
A divisão da China – No fim do século XIX, Grã Bretanha, França, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Japão dividiam o imenso território chinês em diversas esferas de influência.
Os nacionalistas chineses reagiam contra intervenção estrangeira e ao tíbio comportamento da dinastia Manchu, então ocupante do trono imperial. Foi o início da Guerra dos Boxers.

· JAPÃO
O primeiro contato entre japoneses e ocidentais ocorreu no período das grandes navegações, nos séculos XV e XVI. No século XVII, o comércio do Japão passou a ser monopólio de alguns poucos comerciantes holandeses.
O isolamento japonês perdurou até 1853, ano em que a Esquadra Negra, sob o domínio do comandante Perry, forçou a abertura dos portos japoneses ao comércio com os Estados Unidos. No entanto o Japão, ainda na década de 1860, iniciou um “subimperialismo” sobre outras nações – China, Coréia e Taiwan (ou Formosa) –, industrializando-se. O período modernizador do Japão ficou conhecido como Era Meiji, que significa “governo esclarecido”.

· Em 1885, a França consolidou seu domínio na antiga Cochinchina: Laos, Camboja e Império Anamita (parte do atual Vietnã), pertencentes anteriormente à China. Os holandeses conquistaram as ilhas que, hoje, constituem a Indonésia. Os Estados Unidos conquistaram as Filipinas, que estavam sob o domínio espanhol desde o século XVI.

Um comentário:

  1. Obrigada! Isso com certeza irá me ajudar a estudar para minha prova de amanhã! Bjs

    ResponderExcluir