sábado, 15 de agosto de 2009

GRÉCIA PARTE I

  • Divisão Geográfica · Continental – Continente Europeu: Tebas e Atenas · Peninsular ou Peloponeso – Ligada ao continente pelo o estreito de Corinto: Corinto e Esparta · Insular - Formada pelas ilhazinhas. · Asiática - Formada pelas colônias da Ásia Menor.
  • Divisão Histórica: PRÉ-HOMÉRICO ou CRETO-MICÊNICO à HOMÉRICO à ARCAICO à CLÁSSICO à HELENÍSTICO
  • Civilização cretense · Fundada na ilha de Creta pelos fenícios por volta do século XVIII a.C., · Essa civilização é considerada o primeiro centro cultural do mar Egeu. Status da Mulher: divindade principal era a Grande-Mãe e organização social matriarcal. · A economia era baseada no comércio de cabotagem, o que possibilitou aos cretenses controlarem o comércio de todo o Mediterrâneo Oriental. · A Monarquia Teocrática Absoluta era a forma de governo. O rei era escolhido pela elite e recebia o título de Minos. Controlava o exército, a administração pública, o comércio e a indústria. Talassocracia: governo dos homens dos mares.
  • PRÉ-HOMÉRICO ou CRETO-MICÊNICO · Aqueus - Primeiros povos a chegarem: Fundaram Micenas e Tirinto. Dominaram os cretenses absorvendo sua cultura (escrita). Guerra de Tróia: A causa principal foi a disputa pelo comércio dos mares Egeu e Negro entre aqueus e troianos. · Eólios - Ocuparam a região da Tessália. · Jônios - Imigraram pacificamente e estabeleceram-se na região da Ática, onde, mais tarde, foi fundada a cidade de Atenas. · Dórios (ótimos guerreiros). Destruíram as cidades gregas e a vida urbana dessas cidades: primeira Diáspora Grega e o surgimento de novas colônias, ruralização e o aparecimento dos genos
  • HOMÉRICO · Todo o que se sabe dessa época foi tirado dos livros de Homero: Ilíada (Guerra de Tróia) e Odisséia (Saga de Ulysses na volta da guerra): Desaparecimento da escrita cretense e diminuição das artes e do comércio, decadência cultural. · Genos: Propriedade coletiva, poucos escravos, pouca distinção social, crença num parentesco comum, sociedade patriarcal. Chefe: Pater Familiares , detém o poder Administrativo, jurídico e religioso. A Mulher casou vai pro geno do marido. · Fim do Genos: Crescimento populacional e conseqüente falta de terras férteis p/ todos à as melhores terras nas mãos de parentes dos Paters e melhores guerreiros à Surgimento de uma Nobreza dona de terras (Mão de obra escrava, Acúmulo de riquezas, Guerra para obtenção de novos escravos e terras, Escravidão também por dívida).

2 comentários: