quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A FORMAÇAO DOS ESTADOS UNIDOS.

  • Diferentes da colonização: Norte e Sul. · A Inglaterra dividida pelas disputas religiosas internas não conseguia se impor sob as colônias, como fizeram as monarquias Ibéricas. · Norte: seguiu o modelo de colônia de povoamento basicamente devido ao seu clima similar ao europeu (baseado em pequenas unidades agrícolas, trabalho livre, policultura e produção para o mercado interno), por isso sofreu uma negligencia salutar, sua população era essencialmente puritana (mercada pela ética protestante). Desenvolveram manufatura que passaram a exportar através do comercio triangular (compravam açúcar e melaço das Antilhas → transformavam o melaço em rum →vendiam o rum para a áfrica → da áfrica traziam escravos que vendiam para as Antilhas e colônias do Sul). · Sul: Fundamentou-se na colônia de exploração (latifúndio, monocultura, trabalho escravo, e produção para o mercado eterno) produtora de algodão. Isso estreitou seus laços de dependência comercial com a metrópole. Havia também a escravidão temporária: trabalhava por tempo determinado em troca das suas despesas de alimentação e translado para a América.
  • Guerra dos Sete Anos 1756-63. · Causas: disputas entre Ingleses e franceses pelos territórios à oeste das Treze Colônias. · Objetivos das disputas: conquistar terras para a expansão territorial das Treze Colônias motivadas pelo seu amento populacional. · Resultados da Guerra: aumento da exploração metropolitana sobre as Treze Colônias, as terras conquistadas ficaram sob o controle inglês (que criou a “Linha de Proclamação Regia”: cabia a coroa inglesa o monopólio da venda das terras conquistadas aos franceses).
  • Aumento da explorarão metropolitana · A Lei do Açúcar (1764, taxava todo o açúcar que não fosse importado das Antilhas britânicas), A Lei do Selo (Stamp Act de 1765, determinava que todos os documentos legais e publicações em papel impresso tivessem o selo real), Os Atos Townshend (1767, taxavam artigos de consumo importados e instituíram tribunais alfan­degários nas colônias), A Lei do Chá (Tea Act de 1773, objetivava eliminar os intermediários entre o chá produzido no Oriente e na América, favorecendo a Companhia das índias Orientais), As Leis Intoleráveis (1774) foram adotadas como conseqüência de uma manifestação de rebeldia dos colonos, os quais, vestidos como índios, assaltaram um navio da Companhia das Índias Orientais ancorado no porto de Boston e jogaram no mar um carregamento de chá; através dessas leis, a Inglaterra determinou o fechamento do porto de Boston, a ocupação militar de Massachusetts e a dissolução da Assembléia local) , O Ato de Quebec (1774, alargou as fronteiras de Quebec até atingir os rios Ohio e Mississipi, criando uma reserva indígena entre as Treze Colônias e o Oeste bravio). · Restrição às manufaturas locais.
  • Início dos conflitos: · Festa do Chá de Boston (1773) à Leis Intoleráveis de 1774 (reafirmação do domínio inglês) à 1º Congresso de Filadélfia (pedia o fim Leis Intoleráveis) à reação inglesa (efetivo início da guerra, que conquistou o sul para a causa separatista) à 2º Congresso de Filadélfia (liderado por Thomas Jefferson) e Declaração de Independência em 1776 (Unilateral)
  • Guerra de Independência (1774-83) · Líder das treze Colônias: George Washington. · Com o apoio da França, Espanha e Holanda, venceram os ingleses na Batalha de Yorktaown. · Reconhecimento da Independência em 1783: Tratado de Versalhes.
  • A organização do Estado · República presidencialista com ampla autonomia para os Estados. · O presidente seria eleito por uma assembléia constituída pelos cidadãos de cada estado. Permitia-se a reeleição. · Formação de uma corte suprema formada por 9 juízes vitalícios indicados pelo presidente, com a responsabilidade de solucionar problemas entre os Estados, e deste com a União.






13 comentários:

  1. Sou acadêmica do curso de História,da URI,campus de São Luiz gonzaga,entrei no seu blog, pelo motivo de procurar algo a mais que me ajudasse a complementar o meu conhecimento referente a disciplina de História,vou fazer o meu estágio com a turma do 7°ano.E pra mim foi de grande valia os conteúdos existentes em seu blog, muito obrigado, tudo de bom pra voçê e seus alunos, ano que vem eu vou me formar e pretendo ser uma ótima educadora,beijos.....

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu blog me deu um help no meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse blog, ele me ajudou bastante no meu texto dicertativo-argumentativo sobre os EUA. VLW!!! Bijusss

    ResponderExcluir
  4. adorei!! bem resumido. agora sera que tem textos curtos e bem explicados sobre 2 guerras e uma crise e tambem a luta contra o socialismo??

    ResponderExcluir
  5. Vlw, já terminei o trabalho e vou entregar.

    ResponderExcluir