sábado, 15 de agosto de 2009

Estados Totalitários

Fatores geradores
  • Crise econômica após a Primeira Guerra, possibilidade de difusão de idéias socialistas, nacionalismos, frustrações com a Primeira Guerra. Fascismo
  • Chegada ao Poder: Atuação dos Camisas-negras, Marcha sobre Roma, Mussolini como Primeiro Ministro, maioria no Parlamento, Mussolini se toma DUCE ( condutor supremo da Itália)
  • Apoios: Burguesia, Igreja (Tratado de Latrão)
Nazismo
  • Situação alemã: Invasão francesa e belga ao vale do Ruhr, hiperinflação, desemprego ( O nazismo é filho do crescimento da crise com o desemprego),
  • Chegada ao Poder: Substituição do Regime de Kaiser pela República de Weimar, Putsch de Munique, eleições parlamentares de 1932, convite para Hitler ser Chanceler (30101/1930), morte do Presidente Hindemburg, Hitler nomeia-se Fuhrer. Características gerais do Nazi-fascismo
  • Estado Totalitário, culto ao líder, nacionalismo, romantismo, militarismo, unipartidarismo, expansionismo, __ 




    Guerra Civil Espanhola_ _ _ _ ____ __ __
  • Inicio 1936 com a vitória da Frente Popular (reforma agrária) gerou conflitos com os latifundiários e com a igreja católica.
  • O conflito: Militares (interesses das elites, e com o apoio do Nazi-fascismo) versus Frente popular ( apoio soviético)
  • Fato mais conhecido da Guerra: Guernica de Pablo Picasso.
  • ATENÇAO: Francisco Franco na Espanha ( 1939-75) e Antônio Salazar em Portugal ( 1932-70, saiu com a Revolução dos Cravos)



4 comentários:

  1. Que romantismo é esse nas caracteristicas do nazi-fascismo?

    ResponderExcluir
  2. o Romantismo seria a negação da razão como solução dos problemas nacionais, defendendo que somente a fé (como a crença na vitória final, por exemplo), o auto-sacrificio, o heroismo, seriam capazes de conduzir à vitoria e superar as dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. queria saber mais sobre: Os estados totalitarios no pós-guerra e suas caracteristicas tipo: militarismo,ante-liberalismo etc...

    Ah, profº se pudeer mande para meu e-mail alo sobre essa parada, vlw?
    * jessyca_girl17@hotmail.com *


    Bjos

    ResponderExcluir
  4. # Militarismo seria a criaçao de uma sociedade organizada nos moldes da disciplina militar pronta para ir para a Guerra em nome da Naçao.
    #antiliberalismo esta relacionado à descrença no modelo liberla (não intervençao do Estado) devido à crise de 1929
    #nacionalismo significa identificar os interesses economicos da burguesia como da nação.
    # expansionismo seria a continuidade da politica imperialista e busca de mercados consumidores

    ResponderExcluir