quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DITADURA MILITAR – “ANOS DE CHUMBO” (1964–1985) NO BRASIL (parte I)


  • Antecedentes
    · Governo João Goulart (1961-64): Implantou Reformas de Base; Fortalecimento dos Movimentos sociais: UNE e Ligas Camponesas; Oposição das elites conservadoras, Igreja e classe média

    · Golpe Militar (31/3/64): apoio da classe média, igreja, EUA, elite e governos paulista, mineiros e da Gaunabara: tinham medo do comunismo. Operação Brother Sam (uma aparatosa ajuda militar dos norte-americanos para consolidação do Golpe de 1964). Assume a presidência o marechal Castelo Branco.


  • Características gerais: autoritarismo, executivo forte, emissão de AI’s (Atos Institucionais), censura e repressão.


  • GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967)
    · Características políticas: O início da “liberdade sem democracia”: fez-se questão de se acentuar o caráter “provisório e democrático” da Revolução de 64. Castelo Branco fazia parte da “linha moderada”. Criação dos AI’s 1 ao 4.

    · Características econômicas: Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG – tentativa de estabilizar a economia e retomar o crescimento), combate ao déficit público, aumento dos impostos, normalização da oferta de credito, arrocho salarial, retomada dos investimentos estrangeiros

    AI-1: Eleições indiretas para presidente da República, com fortalecimento dos seus poderes (caçar mandatos) e suspensão da estabilidade do funcionalismo público.
    AI-2: extinção dos partidos políticos, substituindo-os pelo Bipartidarismo (ARENA E MDB), poder de decretar recesso no Congresso .
    AI-3: eleições indiretas para governador e prefeitos de municípios estratégicos.
    AI-4: reabertura do congresso para a aprovação da Constituição de 1967 (incorporou os AI’s anteriores, mas logo foi superada por outros AI’s)

    · Saldo do seu governo: positivo economicamente (controle da inflação) e socialmente negativo (diminuição do poder de compra do trabalhador)


  • GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)
    · Início da Linha dura no poder.

    · Enfrentou: Frente Ampla (Movimento político de oposição ao regime militar, composto por políticos cassados, entre os quais Carlos Lacerda, João Goulart e Juscelino Kubitschek. Propostas defendidas pelo movimento: 1. Retomada do poder pelos civis. 2. Reformas econômicas e sociais. 3. Anistia geral. 4. Restabelecimento das eleições diretas em todos os níveis. 5. Reforma agrária ampla.) Passeata dos Cem Mil, greves em Osasco e Contagem.

    · Cultura antes de 1968: Centros Populares de Arte e Cultura (CPCs da UNE), Teatro engajado (grupos Arena e oficina), Cinema Novo (discutia os problemas sociais e culturais brasileiros), musicas (canções de protesto e tropicália – movimento antropofágico de resgate de movimento modernista de 1922). “Mas o que 1964 permitira, talvez como necessária e, no fundo, inofensiva válvula de escape, 1968 acabara por sufocar."


    · Resposta do governo è Ato Institucional n.° 5 – Decretado no dia 13 de dezembro de 1968. Estabelecia: 1. Suspensão dos direitos políticos (cassação de parlamentares). 2. Recesso em qualquer das Casas Legislativas. 3. Confisco dos bens advindos de enriquecimento ilícito. 4. Estado de sítio com prorrogação, fixando-se o respectivo prazo. 5. Intervenção federal nos Estados e Municípios. 6. Suspensão da garantia de habeas-corpus nos casos de crimes políticos contra a segurança nacional. 7. Recesso parlamentar, ficando a cargo do Executivo a competência para legislar em todas as matérias.


  • GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)
    · Doente, Costa e Silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de Lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker (Marinha) e Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica).

    · Dois grupos de esquerda, O MR-8 e a ALN seqüestram o embaixador dos EUA Charles Elbrick. Os guerrilheiros exigem a libertação de 15 presos políticos, exigência conseguida com sucesso.

    · Em 18 de setembro, o governo decreta a Lei de Segurança Nacional. Esta lei decretava o exílio e a pena de morte em casos de "guerra psicológica adversa, ou revolucionária, ou subversiva".

16 comentários:

  1. Ei cara o blog ta show....
    Só falta paciência pra ler né.....
    Vlw e abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. O blog esta otimo mais falta algumas informacoes pois na verdade os principais presidentes foram:
    Castello Branco, Costa e Silva, a Junta Militar, Geise, Médici, Figueredo.

    ResponderExcluir
  3. Andrew, não entendi o que você quis dizer com "pois na verdade os principais presidentes foram:Castello Branco, Costa e Silva, a Junta Militar, Geise, Médici, Figueredo." Mesmo assim, obrigado, pois gostaria que você fosse mais especifico para, caso algum erro seja detectado, possa ser resolvido. De ante mão, posso lhe dizer que a sua sequencia de presidentes militares está incorreta, e tambem chamar a atençao para dizer que aqui é só a parte I.


    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oláá!

    Gostaria de entender melhor essa afirmação:
    "Mas o que 1964 permitira, talvez como necessária e, no fundo, inofensiva válvula de escape, 1968 acabara por sufocar"

    -> A cultura era permitida até 1968? Havia alguma lei pra isso?

    Obrigaaado!

    ResponderExcluir
  5. O que quero dizer com "Mas o que 1964 permitira, talvez como necessária e, no fundo, inofensiva válvula de escape, 1968 acabara por sufocar" -- é que entre 1964 e 1968 os movimentos culturais de protesto eram tolerados até que veio o AI-5 (1968) com todo o seu pode repressor e passou a censurar qualquer manifestação de protesto. Em outras palavras até 1968 (AI-5) havia uma Ditadura disfarçada onde os movimentos de protesto senão aceitos eram ao menos tolerados (lembre muitas músicas que conhecemos são de antes de 1968). Após 1968 a Ditadura com o AI-5 passou a ser escancarada.

    ResponderExcluir
  6. Entendi!!

    Muito obrigado :D
    O texto está muito bom e completo, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. vc na função de um divulgador da historia social, politica e economica poderia de serta forma acrescentar certos pontos que seria de grande valia do que se refere a Ditadura Militar no Brasil, por exemplo: a condição social ,economica e politica antes e apos o golpe de 64. As consequencias trazidas por ele,e o que o causou.....
    Desde jah agradesço.
    ate mais
    msn para contato:ocara0708@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Vida Loka, em breve estarei respondrndo ao seu pedido!

    Obrigado, pela crítica e sugestão!!!

    ResponderExcluir
  10. eu adorei me ajudou muito na minha tarefa

    ResponderExcluir
  11. Quais foram as prinbcipais medidas econômicas dos presidentes militares de 1964 a 1985?
    Arilene

    ResponderExcluir
  12. Todos sabem que a Ditadura tinha como promessa cuidar da “segurança nacional”, mas não era só isso. Ela também queria controlar a crise economia (principalmente a inflação herdada, por Janio e Jango, de JK).
    Então isso mostra a aliança entre a burguesia e os militares. A ditadura na America Latina também encerra o ciclo dos governos populistas (de forte cunho nacionalista).
    Medidas: abertura do país às importações e ao capital estrangeiro (que foi responsável pelo “Milagre Econômico”), arrocho salarial e corte de gastos publico. Nesse sentido quem mais se destacou foi Castelo Branco (o “construtor do Milagre”), mas outros foram alternando um pouco.
    Depois de 1973 quando veio a crise do Milagre Econômico os militares ficaram perdidos na economia e na inflação. Não tiveram a partir daí como se justificarem no poder, por isso que junto com a crise do Milagre Econômico vem a lenta crise d próprio Regime.
    Espero ter esclarecido suas duvidas e estou à disposição.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Sr.Pérysson Nogueira.


    Gostaria que voce me informasse, de quem foi o ilustrador que fez esta charge? sobre os anos de chumbo, gostaria de algumas informaçoes sobre ele para apresentar o meu trabalho sobre o qual tema é "os anos de chumbo" em classe até o dia 08/04/11 espero que voce me responda antes do prazo de entrega obrigado.

    atenciosamente

    Evilasio

    ResponderExcluir
  14. com esta postagem deu para "refrescar"memória!Ajudou-me bastante porque tenho uma prova amanhã da ccv e não tive tempo de terminar a leitura sobre a ditatura militar,obrigada Morada Nova(rsrs. Seus textos sempre são esclarecedores!Bom trabalho. =D

    ResponderExcluir
  15. vc num pod fazer um resumo naum?? zoa zoa
    kkk'' me ajudou mtoo ...vlw

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Sou estudante do curso de História, e meu Projeto de Estágio é sobre os movimentos sociais no Brasil Pós Golpe de 1964, como fonte eu vou trabalhar charges e carizaturas, e achei essa daí incrível! Vc tem mais algumas, q possa disponibilizar? Esperando contato.
    sarahleo@unp.edu.br

    ResponderExcluir