terça-feira, 11 de agosto de 2009

A CRISE DE 1929

  • O pós-Guerra · Os Estados Unidos se consolidaram como maior potencia mundial (de devedor a credor), maior produtor de bens industrializados (de 19% para 42%); · Liberalismo e Isolacionismo econômico dos Estados Unidos. · Além disso, outros países se beneficiaram com a Guerra: Canadá, Austrália, áfrica do Sul, Índia e parte da America do Sul (inclusive o Brasil: política de substituição de importações).
  • A explosão da Crise · Contexto americano: euforia econômica (American way of life) na agricultura, indústria e Mercado de ações. · Fatores: diminuição do consumo dos produtos americanos na Europa (quedas dos investimento americanos na Europa e reestruturação de alguns economias européias) + Lento desenvolvimento do mercado interno americano ou seja SUBCONSUMO (devido a concentração de renda) = Superprodução + queda nos preços + venda em massa de ações = Quebra da bolsa de valores (24/10/1929; Quinta feira negra). · Conseqüências: falências, desemprego e superprodução. Bem como, desestruturação da economia mundial (pois também diminuíram as importações americanas). MENOS A URSS.
  • Soluções para a crise. · Nos Estados unidos de do presidente Roosevelt → New Deal (novo acordo ou nova transação): o Estado passaria a controlar mais a economia (capitalismo dirigido), a indústria e a agricultura, investiria em obras publicas para geração de empregos. · Os outros países de democracia forte seguiram o modelo de capitalismo dirigido. · Nos países nde a democracia ainda não havia se consolidado, houve uma descrença no estado liberal e o surgimento de regimes autoritários ou totalitários (ex: nazifascismo).

2 comentários:

  1. Pérysson, explica aew a parte de liberalismo e isolacionismo dos EUA, favor..
    e parabéns pelo espaço, vou tá sempre por aki.

    ResponderExcluir
  2. Isolacionismo foi em relaçao á Europa pricipamente e devido á Doutrina Monroe.
    Já o liberalismo esta ligada á ideia da nao intervençao do Estado na economia. Se o Estado (governado pelos republicanos) tivesse agido, possivelmente os efeitos da Crise poderiam ser menores.

    ResponderExcluir