domingo, 30 de agosto de 2009

A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA


  • A conquista da America Hispânica:
    · Fatores da conquista: superioridade tecnológica e bélica dos espanhóis, propagação de doenças entre os ameríndios, os espanhóis se aproveitaram das disputas locais, os ameríndios consideravam os espanhóis deuses.

    · O índio foi submetido ao: etnocídio (perda de sua cultura) e genocídio (extermínio do seu povo).

    · Os dominadores: Hernán Cortez domina os astecas e Francisco Pizarro domina as Incas.


  • No início da ocupação
    · A coroa não queria gastar muito e incentivou os adelantados.

    · Os adelantados (ou adiantados, os que vão antes): tinham obrigações jurídicas e militares (explorar e defender a regia, fundar nucleou de ocupação, cristianizar os índios, pagar o quinto da riqueza explorada à coroa).


  • As Estruturas político-administrativas
    · Na metrópole (Espanha): Casa de Contratação (sediada em Sevilha, cuidava dos negócios e monopólios coloniais. Ex: cobrança do quinto, a administração colonial e nomeação de funcionários; funcionava também como Supremo Tribunal de Justiça) e Conselho das índias (centralizava a legislação e a administração da América espanhola).

    · Na America: Vice-Reinados (cuidava da administração das regiões produtoras de metais preciosos); Capitanias Gerais (implantada em áreas estratégicas, mas não pacificadas. Sua principal função era a defesa militar dessas regiões). Audiências (poder judiciário, mas podia ter funções administrativas) e Cabildos (funcionava como o poder local).


  • Sociedade na América espanhola
    · Chapetones (ocupavam os principais cargos da administração, eram nascidos na Espanha), Criollos (filhos de espanhóis nascidos na America, eram a elite colonial e ocupava os cabildos), mestiços (filhos de espanhóis com nativos); os índios e os negros escravos (mais usados nas colônias do Caribe).


  • Atividades econômicas e exploração da mão-de-obra
    · Formas de exploração da mão-de-obra – repartimento (também conhecida como Mita pelos incas e cuatéquil pelos astecas): utilizado principalmente nas minas e beneficiamento dos minérios; tinha caráter obrigatório, temporário e remunerado. E a encomienda (recomendar): tribos inteiras eram “recomendadas” aos colonos espanhóis para trabalharem na agricultura e extração de minérios; o encomendero se comprometia a cuidar da cristianização do índio, ele não podia se apossar das terras indígenas e repassava seu direito a duas gerações de herdeiros). Escravidão negra: principalmente nas colônias produtora de cana-de-açúcar no Caribe.

    · Atividades econômicas: mineração e as haciendas (correspondente ao plantation: latifúndio, monocultura, trabalho escravo e produção para o mercado externo) principalmente no México e Antilhas (Caribe)

7 comentários: