segunda-feira, 12 de abril de 2010

Há cérebro em esqueleto pré-humano, indica análise

Há um remanescente de cérebro primitivo e encolhido dentro da caveira do hominídeo divulgado na semana passada, indicam exames preliminares.
A nova espécie encontrada, chamada Australopithecus sediba, é a mais nova candidata a ser o ancestral imediato do ser humano.
O exame feito no bem preservada crânio do macho adolescente --há também um fóssil de fêmea adulta, ambos de 1,9 milhão de anos-- mostra também o que seriam ovos de insetos fossilizados, informa o site LiveScience.

Para analisar o fóssil sem quebrá-lo, pesquisadores usaram raios-X gerados no Síncroton Europeu de Radiação, em Grenoble, França.
Sua resolução de imagem e alcance energético são bem maiores que das máquinas de raios-X convencionais. Pode obter detalhes de até 700 nanômetros, igual ao comprimento de onda da luz vermelha. Um nanômetro equivale a um milionésimo do milímetro.
Inesperado
Partes moles do corpo normalmente não fossilizam, mas o exame indica a existência de tecido cerebral degenerado por bactérias em uma área de baixa densidade da caveira.
"Uma maneira de explicar a cavidade é que, quando este indivíduo morreu, foi mumificado, e esta mumificação fez com que o cérebro encolhesse perdendo água, e levando a uma forma estranha", disse Paul Tafforeau, paleoantropologista do síncroton europeu.
Se for confirmada a existência do cérebro encolhido, estima-se que deve ser um vigésimo do tamanho original da espécie, por volta de 450 centímetros cúbicos. Já era pequeno quando comparado ao cérebro humano, de cerca de 1.600 centímetros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário