quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

República dos Marechais (Espada ou dos Militares)





A REPÚBLICA VELHA(1889 – 1930)
● República da Espada (1889/94) e República Oligárquica (1894/1930).

A República da Espada (1889 – 1894)
Manuel Deodoro da Fonseca (1889 – 1891)

  • Governo Provisório Marechal
    ● Primeiras medidas: banimento da família real do Brasil, adoção de uma nova bandeira, naturalização em massa, decretou o regime republicano e federalista, transformou as províncias em Estados, o pais passa a se chamar República dos Estados Unidos do Brasil, separação entre a Igreja e o Estado (instituição do casamento e do registro civil),
    Crise da Política da República:

    ● Pol. Econômica - O Encilhamento: Ministro : Rui Barbosa; Plano: Industrialização. Bases: protecionismo econômico, privilégio tributário e financiamento a indústria (emissão de papel moeda). Oposição: oligarquia cafeeira enações imperialistas.
    Resultados: especulação Financeira + quebra de empresas e bancos + inflação (fracasso do plano).

    ● A Constituição de 1889: Promulgada; Democrática e liberal; Rep. Federativa Presidencialista; Estado Laico; Criava Cartórios Civis; Eleições Diretas; Voto masculino, aberto e oral; Três Poderes; legislativo bicameral.


  • Marechal Deodoro da Fonseca (1891) – Governo Constitucional
    ●Deodoro, monarquista, mostrou-se extremamente centralizador.
    ●Congresso Nacional X Pres. Deodoro: “Lei de Resp. do Presidente” é aprovada pelo legislativo;
    → Deodoro tenta dissolver o Congresso Nacional → Sob pressão do Contra-Almirante Custodio de Melo ( que ameaçou bombardear o Rio de Janeiro), Deodoro renuncia.


  • Marechal Floriano Peixoto (1891 – 1894)
  • ● Com a posse questionada pela oposição (oligarquias), o Presidente Floriano enfrenta enorme crise política (pois, para o vice assumir, o presidente tem que cumprir mais da metade do mandato, caso contrario deve ser convocada novas eleições –Artigo 42 da Constituição).

    ● Rev. da Armada (RJ -1893/94): o Alm. Custódio de Melo declara o gov. florista ilegítimo, e atacou a Capital.

    ● Rev. Federalista (RS - 1893/95):
    Federalistas (“Maragatos”, liderados por Silveira Martins e apoiavam Custódio de Melo), Castilhistas (“Pica-paus”, liderados por Julio Castilhos, apoiados por Floriano)

    → O Pres. Floriano, o “marechal de ferro”, vence os dois conflitos.


  • Os militares perderam o poder político no país: mostraram-se centralizadores, envolveram o país em uma crise econômica (Encilhamento) e não representavam a classe economicamente dominante (os cafeicultores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário