Objetividade
- Não basta ler o enunciado. É importante interpretá-lo e descobrir qual é a intenção do examinador.
- Se a prova for analítico-expositiva, elabore sua resposta de forma objetiva: responda à pergunta.
- Se a prova for de múltipla escolha, cuidado com alternativas sofismáticas. Elas induzem o candidato ao erro, são as pegadinhas. Às vezes, até sufixos e prefixos invalidam uma alternativa.
Relação entre os fatos
- História do brasil e história geral estão separadas na grade curricular por razões pedagógicas.
- História é processual, e o candidato deve ter visão de conjunto.
- Exemplo: Para uma melhor análise do golpe de 1964 no Brasil, é preciso relacioná-lo ao contexto da Guerra Fria.
Interpretação
- Em história muitas interpretações são conflitantes, por causa dos pressupostos teórico-metodológicos.
- O candidato, provavelmente, não vai se deparar com discussões acadêmicas, mas terá que redobrar sua atenção quando uma questão ou teste envolver a análise de um texto (documento de época, fragmento de obra, artigo de jornal etc.)
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