quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CULTURA


è CONCEITOS BÁSICOS:
·         Não existe uma sociedade sem cultura, por mais primitiva que ela seja, assim como não há cultura sem sociedade.
·         A cultura não é herdada e sim  apreendida. Não se nasce com cultura, adquire-se cultura mediante a socialização do indivíduo.
·         Os grupos sociais são formados quando acontece interação social entre os seus integrantes.
·         O conceito de cultura abrange todo tipo de realização humana, fruto de sua inteligência e criatividade, em sua luta contínua pela sobrevivência, tanto em termos materiais como espirituais.
·         Em síntese, tudo que um indivíduo faz de forma pensada, na ação de transformar a natureza com o seu trabalho criativo, passa a constituir cultura.
·         Toda pessoa erudita tem cultura; todavia, nem toda pessoa possuidora de cultura é erudita. São conceitos sociológicos distintos.
·         A maneira como os indivíduos interagem e constituem uma sociedade, com seus costumes próprios e identificantes, a forma como se vestem, como se adornam com objetos e/ou pinturas, os traços culturais, o modo de se relacionarem com os outros, os casamentos, que tanto podem ser monogâmicos como poligâmicos e poliândricos, suas crenças, com base nas quais são realizados rituais, oferendas e sacrifícios, com o intuito de se relacionarem com suas divindades, o que fazem em seus momentos de descanço do trabalho e lazer, tudo isso, em seu conjunto, é conceituado como cultura e como a identidade cultural de um povo.
·         Cultura material, com os utensílios que produz com técnicas primitivas ou sofisticadas,
·         Cultura imaterial, na qual se incluem suas crenças e valores, normas de conduta, com base nas quais os indivíduos se integram a um certo tipo de organização social.
·         Estrutura da cultura: valores, normas, crenças, símbolos, sanções, idioma e tecnologia.
è SOCIALIZAÇÃO
·         A socialização corresponde a um processo de aprendizagem com base no qual os novos integrantes de uma sociedade, crianças ou estrangeiros imigrantes, assimilam a cultura do meio ambiente em que eles se incorporaram.
·         É pela socialização que os elementos culturais são transmitidos entre as gerações ou culturas distintas, que irão criar uma conexão para aproximá-las e uni-las.
·         A socialização primária acontece na primeira infância e ao longo da infância. Nessa fase de socialização criança aprende a falar o idioma dos pais e a comportar-se com base na normais sociais de conduta de seu grupo social.
·         Socialização secundária os agentes de socialização podem mudar visto  que no final da infância e na maturidade a escola, os grupos pessoais, os meios de comunicação, as Instituições Políticas e  Religiosas, os Clubes, as Empresas nas quais irá trabalhar, fazem o papel social de agentes da socialização.
è ACULTURAÇÃO
·         A aculturação passa a ocorrer quando grupos sociais ou povos distintos, em termos culturais, interagem de forma contínua, o que irá provocar uma mudança nos padrões culturais deles.
·         Pode acontecer que um grupo social, ou um povo, receba uma maior influência e, em função disso, assimile mais os elementos culturais de quem esteja interagindo.
·          Não há nesse processo de aculturação a idéia de superioridade e inferioridade.
·         Processo de aculturação: sincretismo e  transculturação.
è ETNOCENTRISMO:
·         O que caracteriza um povo, em seu sentido antropológico, é a sua identidade cultural. Os mitos, as crenças, o idioma, os costumes, os hábitos alimentares, o modo de vestir, os relacionamentos, os valores são importantes componentes de uma cultura.
·         É comum os indivíduos considerarem as suas próprias manifestações culturais como sendo superiores às dos outros povos. Dá-se o nome de etnocentrismo a esse tipo de prática cultural. A sua cultura é superior, a do outro é inferior; suas crenças são certas, as dos outros, erradas; seus hábitos sociais são mais civilizados do que os dos outros.
è  CONTRRACULTURA: quando indivíduos ou grupos socais se opõem á cultura da sociedade que integram e procuram viver de outra maneira, com outro estilo de vida.

è IDENTIDADE CULTURAL:
·         Um povo procura consolidar sua identidade cultural ao exaltar as semelhanças entre as pessoas que o integram e ao expressar as diferenças em relação aos demais povos.